InCABELO

Experiência Capilar – Definitiva, Progressiva ou Selagem?

Resolvi trazer esse tema para vocês, pois muita gente me pergunta sobre o meu cabelo. Geralmente as perguntas são: O que você faz no seu cabelo? Qual tratamento você aplica? Quais produtos você usa para cuidar dos fios? Como você deixa seu cabelo brilhoso? Então vou explicar direitinho como cheguei ao cabelo que eu desejava e contar um pouco da minha experiência desde que alisei pela primeira vez.

Quando resolvi alisar meu cabelo em fevereiro de 2011 já comecei fazendo tudo errado! haha Pois é, infelizmente não sei o que deu na minha cabeça que resolvi alisar e fui no primeiro salão que encontrei e que sabia que eles faziam alisamento. Aquela época já existia vários tipos de tratamentos capilares que tornavam os fios lisos, porém eu não sabia de nada! Não sabia dos produtos que seriam usados nos meus fios, não tinha informação sobre o que meus fios aguentariam ou rejeitariam, a mulher somente olhou meu cabelo e já passou a Definitiva. O problema é que meu cabelo tinha cachos grandes abertos e moles com raiz lisa então óbvio que não necessitava de uma química forte.

Para quem está pensando em alisar o seu cabelo, a primeira coisa que você deve fazer é saber qual o seu tipo de cabelo: cacheado, crespo ou ondulado? Cada tipo de cabelo merece um tratamento específico, pois não é todo cabelo que aguenta um tratamento com formol por exemplo como foi usado no meu. Lembrando que o formol foi proibido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – desde o ano de 2009 mas ainda presente em diversos produtos no mercado

Nos primeiros meses de alisamento estava achando incrível ter o cabelo liso, os cuidados eram menos trabalhosos, acordava penteava e já estava pronto, então nem ligava muito pelo aspecto do cabelo e a textura que tinha ficado. Com o passar dos meses conheci várias meninas que alisavam o cabelo só que de forma diferente, tanto é que a textura e o caimento do cabelo ficavam totalmente diferentes do meu, o cabelo delas tinha movimento, usavam Babyliss e os cabelos ficavam maravilhosos. Sempre que tentava fazer algo diferente no meu cabelo SEMPRE ficava com as pontas totalmente espichadas e duras, que simplesmente era o efeito que a definitiva tinha proporcionado para o meu cabelo.

Fiquei com a definitiva no meu cabelo durante 1 ano, retocava a raiz de 6 em 6 meses, pois o efeito da definitiva dura muito e não tem necessidade de ser retocada em poucos meses. Já em 2012 conheci outra cabeleireira que ficou completamente indignada com os meus fios, que estavam totalmente quebrados e mal tratados, foi quando ela me disse que meu cabelo jamais teria a necessidade de ser tratado com definitiva e sim com algo mais fraco. O tratamento para que fosse retirado toda a definitiva dos fios durou 1 ano, de 3 em 3 meses aparando e retocando com a progressiva.

Mesmo com a progressiva eu ainda não estava satisfeita com o resultado, estava bonito, brilhoso e também retocava de 5 em 5 meses porque sabia os cuidados corretos para que durasse mais tempo. As pontas já não estavam tão duras e espichadas, porém ainda não me fazia feliz. Foi quando em 2013 descobri que existia a Selagem e várias pessoas me disseram que o tratamento era somente para tirar o volume e encapar os fios, a partir daí resolvi começar a retocar a raiz com a selagem e sempre aparando para que saísse toda a progressiva dos fios, que durou também o período de 1 ano.

Para vocês entenderem melhor:

Definitiva → Dá um efeito liso, chapado e dura bastante. À base de tioglicolato de amônia, alisa de uma só vez cabelos enrolados e com volume. E só sai conforme o cabelo vai crescendo. É um método de alisamento dos cabelos que muda a estrutura dos fios deixando-os permanentemente lisos. Este tipo de alisamento é indicado para quem tem o cabelo crespo ou cacheado e deseja os cabelos definitivamente lisos sem ter que recorrer ao uso do secador e da prancha. Esta escova dura em média de 6 a 8 meses, que é o tempo que o cabelo demora a crescer.

Progressiva → O principal objetivo do tratamento é alisar os fios e reduzir o volume. Além disso, ela oferece uma praticidade mais duradoura do que outros tratamentos com a mesma finalidade. Dá um efeito menos chapado do que a definitiva, doma o volume e solta os cachos dos cabelos mais rebeldes. Ela é indicada para cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos. Durando cerca de 4 ou 5 meses.

Selagem → O selante é o processo de tratamento para mulheres e homens que sofrem com o excesso de volume e com o frizz. É um processo que deixa os cabelos mais maleáveis e “encapa” os fios com uma película que diminui seu volume. Cabelos desidratados, arrepiados e quebradiços, descoloridos, tingidos,  grande exposição aos agentes naturais (sol, mar, vento), ar condicionado, capacete, etc, se recuperam com a selagem térmica. Indicado para cabelos cacheados e ondulados. Dura cerca de 3 meses.

Sempre que alguém me pergunta o que fazer nos cabelos para que os fios fiquem lisos e com aspecto natural, vou sempre instruir a pessoa a procurar um bom profissional que realmente se preocupa com seus clientes e não só pelo que irão receber. Antes de qualquer coisa procure saber qual é o tipo do seu cabelo, procure vários estabelecimentos e pergunte os produtos que eles usam para que você saiba o que estará sendo feito no seu cabelo. Converse com pessoas que já fizeram o tratamento que você procura e pergunte a opinião dela.

Dei muita sorte dos meus fios não caírem, pois com várias pessoas acontecem de os fios não aguentarem e caírem parcialmente ou por completo e também pode quebrar os fios no meio do cabelo e você terá que cortar radicalmente para que ele volte ao que era antes, e dependendo do que foi passado nos fios nunca mais será o mesmo.

Com a Selagem estou totalmente satisfeita realmente cheguei ao cabelo que sempre desejei, pois o que eu quiser fazer no meu cabelo eu consigo, seja cachear, deixar liso ou ondular.

Os meus cuidados com o cabelo são: Sempre que eu lavo deixo secar naturalmente por 15 minutos e já passo o secador para a raiz nunca ficar umedecida por muito tempo e hidrato pelo menos 1 vez na semana com máscara que proporciona um efeito mais liso na raiz e natural. Os produtos que estou usando no momento são da Haskell pós progressiva. Para quem possui qualquer tipo de alisamento no cabelo super indico esses produtos que fazem a durabilidade do alisamento permanecer por mais tempo.

haskell_P_s_Progressiva

Sei que existem diversos tipos de tratamento para alisar os fios, porém como só passei por esses 3 não posso dizer a minha opinião sobre os outros alisamentos.

Vocês também já passaram por alguma experiência ruim?! Possuem química no cabelo? Me contem tudo nos comentários que vou amar saber sobre as experiências de vocês! Espero muito que tenham gostado! Um grande beijo e até mais!! :*

visita

20

Você também pode gostar de:

20 Comments

  • Cibele

    Qual a marca selagem que você realiza?

    30 de novembro de 2015 at 19:25 Reply
    • Nicole Carolyne
      Nicole Carolyne

      Oi Cibele, agora você me pegou kkk acredita que não sei, mas posso me informar e mando aqui nos comentários de novo para você! Obrigada pela visita, volte sempre!! beijinhos :*

      30 de novembro de 2015 at 23:16 Reply
      • Cibele

        Agradeceria muito. Estou na fase em que estou saindo da definitiva e não sei o que realizar. Eu também não gosto das pontas esticadas. Gosto das pontas cacheadas. Não sei se uso o cabelo natural e fico alisando naturalmente somente com óleo ou se faço um tratamento mais brando, que nem a selagem.

        1 de dezembro de 2015 at 15:40 Reply
  • Maria

    Cabelo lindo de mais!

    11 de outubro de 2015 at 18:34 Reply
  • Rose Amazing Fashion

    Oii Nicole,
    Eu já fiz as 3 e a única que realmente alisou meu cabelo é a definitiva, faça há uns 7 anos.
    Mas ultimamente tem durado pouco, estou mudando pra Progressiva inclusive hoje kkkk.
    Meus fios ficaram realmente liso, era bem enrolado, mas as pontas tem que passar prancha pra ficar bonito. Agora vou mudar totalmente o procedimento e ver se fico mais feliz..kkk
    Seu cabelo é lindo demais, Deus abençoe e que agora ele fiquei sempre assim.
    Beijos linda!

    30 de setembro de 2015 at 14:37 Reply
    • Nicole Carolyne

      Nossa Rose fico muito feliz de ter dado certo no seu cabelo a Definitiva, porém esse efeito chapado nas pontas é o que mais me irritava acredite kkkkkkk. Você vai perceber a diferença para a progressiva quando ela chegar até as pontas aí você irá perceber o quão macio seus fios irão ficar! haha Espero que dê tudo certo em sua mudança, pois seus fios são lindosss! Obrigada por tudo amore, volte sempre!! Beijinhos :*

      1 de outubro de 2015 at 00:43 Reply
  • Blog da Kah

    Que cabelo lindo !! Muito bom o post!!! Indiquei você numa TAG: https://blogdakahribeiro.wordpress.com/2015/09/29/tag-irmandade-dos-blogueiros-do-mundo/
    BEIJOS <3

    29 de setembro de 2015 at 19:11 Reply
    • Nicole Carolyne

      Ai que linda você Kah!!!! Muito obrigada pela indicação com certeza irei responder! E muito obrigada pela visita boneca! Volte sempre!! Beijinhos ♡

      29 de setembro de 2015 at 19:28 Reply
  • Vanessa Bayer

    Seu cabelo ficou lindo! Com as ondas então… ♥
    Beijoos

    16 de setembro de 2015 at 16:02 Reply
    • Nicole Carolyne

      Muito Obrigada Vanessa!! Volte sempre aqui sua linda! Beijinhos :*

      16 de setembro de 2015 at 16:20 Reply
  • Ana Karollayne

    Que cabelo lindo!! já fiz progressiva, selagem… já dei tanta coisa no meu cabelo que hoje não uso mais! meu cabelo ficou tão fraco que ultimamente só aliso com óleos naturais. Beijão

    16 de setembro de 2015 at 01:24 Reply
    • Nicole Carolyne

      Obrigadaaaa Ana sua linda! Nossa que pena que aconteceu isso 🙁 mas é só cuidar direitinho fazendo tratamentos que com o tempo vai voltando! Óleos naturais são uma ótima opção adorei! Obrigada pela visita!! Volte sempre beijinhos :*

      16 de setembro de 2015 at 01:27 Reply
  • Rosa Marfim

    é preciso errar para aprender ne? rsrsrs mas o teu cabelo tbm tem ar de ser forte e realmente adorei o resultado final , ficou bem giro 😉

    15 de setembro de 2015 at 18:24 Reply
    • Nicole Carolyne

      A mais pura verdade Rosa!!! Haha Graças a Deus meu cabelo é fortinho se não imagina só o estrago! kkkk Muito obrigada pela visita lindona! Volte sempre viu! Beijinhos :* ♡

      15 de setembro de 2015 at 18:26 Reply
  • kezia

    super curti! selagem é a melhor opçao! :*

    15 de setembro de 2015 at 17:03 Reply
    • Nicole Carolyne

      Também concordo amore!! Lindaaaa volte sempre aqui xuxuzinho! Beijinhos :*

      15 de setembro de 2015 at 17:04 Reply
  • Petitluxo

    Que linda! Seu cabelo é perfeito..
    Adorei o post bjuss

    15 de setembro de 2015 at 15:59 Reply
    • Nicole Carolyne

      Obrigada de coração Rê! Muito feliz por ter gostado! Volte sempre viu! Beijinhos :* ♡

      15 de setembro de 2015 at 16:10 Reply
  • Letícia

    Curti bastante! Ja fiz selagem e progressivas, mas nunca precisei de verdade hahah fazia devido a umas ondinhas..
    Beijo!

    15 de setembro de 2015 at 15:58 Reply
    • Nicole Carolyne

      Só para deixar lisinho não é lê?! Hahaha obrigada pelo comentário linda! Volte sempre! Beijinhos :*

      15 de setembro de 2015 at 16:08 Reply

    Leave a Reply